Info+News+Tech

Ahh, Vanilla JavaScript… faz com que até os desenvolvedores web experientes suem frio. Mas, com um pouco de prática nos fundamentos, você pode aprender que o vanilla JavaScript (JS) pode ser seu amigo! 🙂

Este artigo serve como uma introdução a um tutorial de várias partes sobre o vanilla JavaScript. O tutorial começa no próximo artigo.

O que é o vanilla JS e por que devo dedicar tanto tempo a ele?

“Vanilla JS” é um apelido casual para a linguagem de programação JavaScript em sua forma pura, sem o benefício de quaisquer estruturas ou bibliotecas adicionadas (como React ou Vue, conforme mencionado acima). Essas estruturas e bibliotecas não são úteis apenas em um ambiente profissional, mas também são imperativas! No entanto, a maioria dos programadores veteranos recomendaria que os programadores iniciantes não comecem com essas ferramentas, pois às vezes elas podem prejudicar sua compreensão conceitual subjacente de desenvolvimento web. Começar com a versão simplificada do JS levará a um entendimento mais concreto de como o código interage com o navegador, que é um componente central do desenvolvimento web.

Este site irônico é uma reformulação bem-humorada do vanilla JS em uma nova estrutura elegante. Os desenvolvedores adoram estruturas novas e brilhantes e, na verdade, se o vanilla JS fosse sensível e tivesse algum interesse em “se reformular”, essa seria uma estratégia excelente.

Às vezes, o termo vanilla JS implica que parte da codificação HTML e CSS de um projeto que poderia ocorrer em arquivos HTML / CSS separados será tratada no arquivo JS. Portanto, em vez de usar o JS vanilla apenas para a parte JavaScript do seu projeto, você também pode fazer parte do estilo ou manipulação de DOM no arquivo .js.

Algumas observações

Se você tem experiência em codificação, especialmente experiência em desenvolvimento web, é provável que o tutorial a seguir seja muito lento para você. Não há truques rápidos aqui; este é mais um passo a passo metódico para iniciantes absolutos na manipulação de DOM tentando aprender o básico.

Agora, o tutorial que segue este artigo pressupõe um conhecimento básico de HTML e JS. Experimente alguns desses problemas de brinquedos ; se eles parecem fáceis ou pelo menos factíveis, você deve estar pronto para ir. Se eles pareciam um pouco (ou muito) além de você, recomendo passar algum tempo aqui completando algumas das seções de Javascript Básico. Então, volte aqui quando se sentir pronto.

Você também precisa ter um editor de código instalado ou algum tipo de ambiente de desenvolvimento no qual você tenha alguma competência; minha arma de escolha é VSC (Visual Studio Code) , mas qualquer editor de código fará o truque.

O que devo esperar de um de tutoriais?

O foco neste tutorial será JS (obviamente), então faremos toda a nossa codificação em um ÚNICO arquivo JS; nenhum HTML ou CSS! *

*… Exceto para um HTML padrão com uma tag de script vinculando ao nosso arquivo JS.

Eu sei, eu menti, mas esse arquivo HTML é realmente apenas para deixar o navegador feliz. Os navegadores gostam do código HTML e, embora nós, humanos, estejamos lendo este artigo para aprender a fazer HTML com JS, os navegadores da web não têm a mesma vontade de aprender que você. Portanto, parabéns por ser um aluno melhor do que o seu navegador!

Texto escrito por Mike Shine.

Encontre agora mesmo vagas JavaScript!

Deixe um comentário

Info.CEVIU