Quer exercer um cargo de liderança de TI?

Um(a) líder é uma pessoa que guia outras pessoas para um objetivo comum


Nossa, mas só isso? 

Peraí meu jovem, vamos destacar palavras-chave da frase acima e destrinchá-la um pouco mais. Bora brincar!

Um ou Uma: 

Normalmente um(a) líder é uma pessoa apenas. Já se depararam em situações com dois líderes? Por mais que pensem da mesma forma, remem para o mesmo destino, podem ocorrer situações de confusão entre os liderados, principalmente nos inúmeros trade-offs que existem no dia-a-dia.

As decisões de um(a) líder podem impactar o futuro de instituições e de governos, podem levar as pessoas para o apogeu ou para a decepção. Não é um desafio solitário, claro, pessoas de confiança estarão ao redor com suas opiniões, certezas e medos.

Ser um ou uma no processo decisório é o risco que a liderança cobra, e, no final do dia, a decisão precisa ser tomada por uma pessoa.

Pessoa:

Líderes são pessoas como nós, com sentimentos como os nossos. Erram e acertam sempre tentando acertar. No silêncio de uma sala fria e vazia podem estar sofrendo pressão sobre o que decidir. 

Lembrem-se, os líderes são seres humanos.

Guia:

Quantas vezes já lemos, vimos na vida real ou em ficção pessoas que assumem a frente dos problemas com palavras e gestos que conquistam seguidores?

“Eu tenho um sonho”, esta é a afirmação mais significativa de Martin Luther King. E muitos sonharam com essas afirmações, foram guiadas por elas, e muita coisa mudou depois desse memorável discurso.

Claro, eu citei um líder mundial, mas guiar pessoas para um sonho pode estar dentro de uma escola, igreja, empresa, família, etc.

Seja um exemplo com a verdade, empatia, compreensão, cuidado e respeito. Seja firme com as palavras, conquiste as pessoas com dedicação e amor pelo que faz. Na provação, assuma a frente, não aponte o dedo para supostos culpados, foque no problema e receba com respeito as palavras daqueles que erraram. Reconheça as conquistas de seus liderados e divida com todos a vitória.

Nossa! É muita coisa! E talvez não tenha citado metade do que deveria. Ser um(a) guia requer muita renúncia e perseverança e a liderança vem desses princípios.

Pessoas:

Sem as pessoas a figura do(a) líder desaparece. As pessoas são tudo o que importa na liderança. Cuidar das pessoas é fundamental para que os sonhos sejam conquistados e as convicções sejam aceitas com naturalidade.

Cuide de todos, independente de posição social ou de escolha de vida.

Objetivo:

“Sem uma visão ou objetivo, uma pessoa não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.” Jack Weatherford

Com essa frase impactante de Jack Weatherford eu poderia parar por aqui, mas vou me arriscar escrever mais.

Se voltarmos ao Guia, que vem do verbo Guiar, podemos pensar, guiar para onde?

Resposta simples, para um objetivo. Quantas vezes na história de países, empresas e famílias, objetivos equivocados levaram ao fracasso? Posso acreditar que existiram mais fracassos do que sucessos.

Ter um objetivo é um risco, pois se trata de seguir caminhos que muitas vezes são espinhosos. Líderes são capazes de guiar pessoas por estradas difíceis, mas possíveis de serem seguidas. 

O sucesso e o insucesso andam juntos nestes caminhos e o cuidado do(a) líder com os seus seguidores é o que vai fazê-los caminharem juntos na mesma direção.

Comum:

A palavra comum dá a entender que 100% dos seguidores de um líder estão com ele. 

Pense em líder eleito democraticamente com 51% dos votos? E os outros 49%? Serão esquecidos? Se o líder eleito for realmente um líder verdadeiro, jamais!

Quantas vezes escutamos que “nem Jesus foi amado por todos”? É uma verdade universal que todo líder precisa compreender, pois não existe unanimidade.

O que fazer nessas situações? Conversar, escutar e respeitar a todos, mesmo que o objetivo não seja para todos.

Vocês já viram em empresas aqueles que são contra uma visão ou um objetivo, mas continuam trabalhando em prol do time? Certamente já viram!

É o desafio do(a) líder trazer junto a si os contrariados, pois dar ouvido a essas pessoas é de extrema importância. Muitas vezes o que elas precisam é de voz ativa, mesmo porque problemas no caminho podem ser identificados e solucionados por elas.

Cargos de liderança na TI

Você aí da TI deve tá pensando. Esse cara é maluco. Vou liderar 4 pessoas e vou precisar desse monte de qualidade?

Bom, todos nós temos um líder dentro da gente, e muitos(as) líderes começaram como Dom Quixote, já que liderou somente o seu fiel escudeiro Sancho Pança.

Descubra o líder dentro de você, porque sua lista de qualidades pode ser muito maior! 

Na TI temos os seguintes cargos de liderança: 

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com