Quais linguagens de programação devo aprender?

Às vezes, aprender sua primeira linguagem de programação pode se tornar um tormento difícil, então você não terá o desejo de aprender a segunda ou terceira linguagem. No entanto, parar em uma única tecnologia pode influenciar o crescimento da carreira e ganhos potenciais. A tecnologia está mudando o mundo rapidamente e você não pode se dar ao luxo de ficar para trás nesta era dinâmica. Portanto, aprender a segunda, terceira ou até quarta linguagem de programação é benéfico para você abrir novas oportunidades de carreira. No mínimo, você deve ter algum conhecimento básico de diferentes idiomas, o que pode, por exemplo, levar a conseguir um emprego em uma grande empresa de tecnologia.


Passei por todos os benefícios possíveis de dominar várias linguagens de programação e juntei as mais significativas. Você também descobrirá o que os programadores qualificados pensam sobre isso. No final, vou sugerir os principais idiomas para aprender e os recursos que serão muito úteis para você.

Por que é importante aprender várias linguagens de programação?

Desde que você já tenha experiência anterior em programação, você ficará interessado em ver por que a proficiência em várias tecnologias é importante e como ela contribui para suas oportunidades de emprego.

Mais conhecimento. O objetivo final do desenvolvedor é identificar o problema e decidir qual pilha de tecnologia usar para resolvê-lo. Desde que você conheça vários idiomas, você pode servir a propósitos exclusivos. Quando você tem mais de uma linguagem de programação disponível e distingue os fatores, como eficiência, desempenho e usabilidade, pode simplesmente escolher a opção mais adequada para resolver um problema específico.

Mais oportunidades. Agora, é comum para um desenvolvedor conhecer um conjunto de tecnologias e várias linguagens para diferentes propósitos, mesmo dentro do mesmo projeto. Ser bem versado em várias linguagens de programação hoje tem um grande impacto em sua carreira. Isso o torna competitivo e expande a gama de empregos aos quais você pode se inscrever. Consequentemente, você não está mais limitado em sua escolha de carreira e, portanto, pode obter qualquer função preferida.

Mais dinheiro. Seu potencial de salário é proporcional ao número de idiomas que você domina. Existem empresas que procuram um generalista com profundo conhecimento comum em algoritmos, estruturas de dados, sistemas escaláveis ​​e um bom domínio de uma ou várias linguagens. Essas empresas costumam pagar mais, têm projetos mais interessantes, têm opções de patrocínio de vistos, etc. Os melhores exemplos aqui são as chamadas empresas “FAANG”, uma gíria de Facebook, Apple, Amazon, Netflix, Google. Eu também acrescentaria a Microsoft e, de fato, há muitos mais deles. Esta é uma carreira difícil, mas vale a pena tentar.

Mais divertido. Não há graça na monotonia e na repetição. Passar pelas mesmas coisas por anos deixa os humanos entediados, o que é normal. Coders não são exceção. É aqui que ter várias linguagens de programação à sua disposição pode trazer a você projetos mais interessantes, mantém sua cabeça erguida e permite que você pense fora da caixa, o que é crucial para os profissionais.

O que os programadores qualificados dizem sobre isso?

Eu perguntei aos meus colegas e passei por muitos fóruns de discussão populares, incluindo Quora, para descobrir o que outros profissionais com longa experiência em programação pensam sobre aprender várias linguagens. A maioria concorda que é ótimo ter o domínio de três tecnologias diferentes. Considerando que, todos como um, afirmam que você não deve parar de aprender novas linguagens de codificação apenas por uma questão de apelo superficial.

Quais são as linguagens adequadas para começar?

Considerando as vantagens mencionadas, está ficando claro que aprender várias linguagens de programação é algo pelo qual se esforçar. No entanto, aqui você pode ficar sem saber qual tecnologia escolher a seguir e qual recurso é ideal para treinamento. Em seguida, vem uma lista das linguagens e plataformas mais procuradas para aprendê-las.

Java

Quando as pessoas me perguntam como devo começar sua jornada de programação, minha primeira recomendação geralmente é Java. É uma linguagem bastante fácil de aprender, frequentemente usada como uma introdução aos conceitos OOP.

Java também é conhecido por sua filosofia ‘Escreva uma vez, execute em qualquer lugar’, o que o torna um padrão para vários aplicativos usados ​​em qualquer plataforma. Os casos de uso do Java são quase infinitos – ele capacita enormes aplicativos de nível empresarial do lado do servidor, financeiro, bancário, aplicativos da web de comércio, aplicativos móveis, Big Data e assim por diante.

Java tem uma comunidade vasta e de suporte de desenvolvedores que participam ativamente de vários fóruns, compartilham suas experiências e ajudam os novatos com suas preocupações. Obter ajuda, bem como orientação e feedback acionável para seu código da comunidade é o que você precisa desesperadamente, especialmente no estágio inicial de seu aprendizado.

Onde aprender Java

1- CodeGym.cc
CodeGym é popular por sua abordagem prática para aprender Java. Você escreverá sua primeira linha de código quase logo após se registrar na plataforma. Você acessará 1.200 tarefas práticas de complexidade crescente que o levarão dos fundamentos do Java a tópicos mais complexos, como classes e coleções. Quando alguns de meus alunos experimentaram o curso pela primeira vez, descobriram que o treinamento era muito emocionante e nem pensaram em desistir.

2- Fundamentos de Java da Pluralsight
Pluralsight oferece um curso online que fornece cobertura total da linguagem de programação Java e fornece uma base sólida para iniciar o desenvolvimento de aplicativos Java.

3- Codecademy
Codecademy é um recurso interativo que visa ensinar os fundamentos do Java. Com o curso, você aprenderá conceitos básicos de programação usando Java e terminará com sete projetos Java em seu currículo.

Python

Python tem sido usado para desenvolvimento de software por quase trinta anos e se tornou popular entre muitos especialistas que se esforçam para escrever um código claro e lógico para diferentes projetos. É simples e o limite para começar é muito baixo. O código também é simples. Portanto, Python é considerado um começo fácil para iniciantes e um trabalho divertido para programadores habilidosos, pois eles podem trabalhar rapidamente e pensar mais em lógica do que em sintaxe.

Python está disponível e instalado em muitas máquinas. Essa linguagem é boa para scripts que muitos DevOps a usam. Ele é usado para back-end de sites, scripts, aplicativos da web, programação científica e muitos produtos de software (incluindo Abaqus, FreeCAD, Lightware, modo). Ele também é usado com sucesso na resolução de pequenas tarefas, ‘colagem’ de partes maiores do projeto ou qualquer outro propósito de DevOps. Também se tornou a linguagem preferida em novas tecnologias, incluindo computação científica, IA, ML, infosec e muito mais. Além disso, a lista estendida de bibliotecas e soluções prontas para produção do Python permite implementar algo de que você precisa muito rápido.

Onde aprender Python

1- Learn Python
Learn Python oferece um tutorial Python interativo gratuito para todos, independentemente da experiência anterior. A plataforma cobre diferentes tópicos, desde noções básicas de Python até ciência de dados e outros conceitos avançados, o que a torna um recurso centralizado para os alunos. Você também pode participar de grupos de discussão e assistir a vídeos de instrutores especializados.

2- Learn Python Hard Way
Zed Shaw escreveu este livro para ajudá-lo a entrar na programação sem problemas. Ele o instruirá em Python e ajudará a estabelecer o domínio por meio da prática e da memorização. Depois de concluir todos os 52 exercícios, você adquirirá as habilidades necessárias para se manter atualizado com tópicos de programação mais complexos.

3- GitConnected
No GitConnected , você descobrirá como aprender linguagens de programação como Python. O site oferece uma variedade de cursos gratuitos do nível iniciante ao avançado, apresentados por programadores qualificados. O conteúdo é votado por programadores que já o utilizaram, o que permite que outros alunos escolham o melhor curso.

C #

C # é uma linguagem de programação multiparadigma desenvolvida em 2000 pela Microsoft. Hoje, ele é usado ativamente no estabelecimento de programas para ambientes Windows e aplicativos da web combinados com o .NET framework. Contanto que a sintaxe do C # seja semelhante à do C, C ++ e Java, a experiência anterior em qualquer uma das tecnologias mencionadas será uma vantagem para um programador que planeja dominar o C #.

Desde que C # seja compatível com Microsoft Visual C ++, ele é adequado para aplicativos executados em iOS, Android e Windows. Além disso, C Sharp em conjunto com o motor de jogo Unity é usado para criar videogames. Agora, no Unity, C # é a opção principal.

Onde aprender C #

1- C # Basics por Tree House
No Treehouse , você aprenderá os fundamentos do C #, incluindo sintaxe, tipos, strings, números e ‘instruções if’. Após a conclusão do curso, você ganhará confiança na programação C # e poderá ir mais longe.

2- C# Basics for Beginners
Este curso de Mosh Hamedani na Udemy é uma solução perfeita para iniciantes completos sem nenhuma experiência anterior ou aqueles que planejam atualizar seus conhecimentos em C #. Isso o forçará a aprender C # do zero. Logo depois de dominar o básico, você passará para operadores e expressões, matrizes e listas, algoritmos e OOP. Este programa de aprendizado também oferece testes e exercícios curtos para permitir que você coloque seus conhecimentos em prática imediatamente.

3- C # Fundamentals de Scott Allen
O criador deste curso sobre Pluralsight , Scott Allen, estabeleceu uma meta para explicar a você como usar os recursos avançados da linguagem C Sharp. Você começará com a sintaxe C # e chegará aos conceitos e técnicas de OOP necessários para a solução de problemas. Você terminará com conhecimentos e habilidades que são suficientes para projetos do mundo real.

JavaScript

Hoje, JavaScript é mais do que uma linguagem de programação usada para implementar a funcionalidade do lado do cliente e construir sites dinâmicos. Ele agora está integrado em diferentes sistemas de software para implantar sites do lado do servidor e aplicativos que não sejam do navegador com a ajuda de projetos como Node.js. Com o domínio em JS, você pode ter sucesso no desenvolvimento de front e back-end.

Onde aprender JavaScript

1- Freecodecamp.org
Freecodecamp é um ótimo lugar para aprender JavaScript se você for um novato completo nessa linguagem. Este curso de três horas tem tudo o que é necessário para começar com a programação JS e terminar com conhecimento suficiente para criar projetos do mundo real.

2- CodeCombat
Sem dúvida, aprender uma linguagem de programação pode ser complicado. É por isso que o CodeCombat criou um curso que permite que você aprenda a programar jogando. O processo de aprendizagem será envolvente e rápido com este método de ensino exclusivo.

3- CodeSchool
Code School permite que você aprenda a programar gratuitamente. Os tutoriais são interativos e divertidos e fornecem notas, emblemas e níveis cruzados toda vez que você conclui a aula. Isso mantém os alunos motivados enquanto aprendem a programar.

Resumindo…

Aprender vários idiomas oferece aos programadores uma série de vantagens, desde mais oportunidades de carreira até maior potencial de ganhos e projetos mais interessantes. No entanto, seu objetivo final não deve ser se tornar um especialista em todos os idiomas que você vê. É quase impossível e não fará muito bem. Ganhar domínio em uma linguagem e depois se familiarizar com outra é a melhor maneira de aprender habilidades de programação. Seguir essa abordagem tornará seu conhecimento mais profundo, enquanto o caminho do aprendizado mais simples.

Encontre agora mesmo vagas em tecnologia.


1 comentário em “Quais linguagens de programação devo aprender?”

  1. Me chamo Roberto, gostei muito do seu site e conteúdo,
    e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
    postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias
    para troca de Backlinks para aumentar as suas visitas reais?
    Se tiver interesse em melhorar seu posicionamento e o
    número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no meu
    site tambem (TrafegoParaSite.com.br) e Cadastre-se
    Grátis.

    Responder

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com