O que faz um profissional de Pré-venda?

Um pipeline de vendas é essencial para o sucesso comercial de um produto. Na TI não é diferente, pois dependendo da complexidade e do custo de um produto, a área comercial precisa de profissionais capacitados para cuidar dos seus ciclos. O profissional de Pré-venda se torna peça chave para que todo processo de venda se torne ainda mais robusto.


Mas afinal, o que é um processo de pré-vendas?

A pré-venda é todo o processo que ocorre antes de uma venda ser concretizada. O objetivo da pré-venda é ajudar equipes de vendas e marketing a conquistar novos clientes e renovar com os existentes. Isso inclui tarefas como:

  • Qualificar leads prospectados;
  • Pesquisar o mercado de um potencial cliente para esboçar o melhor produto para sua necessidade;
  • Analisar os dados gerados pelos leads para identificar clientes em potencial;
  • Elaborar propostas que atendam a necessidade do potencial cliente.

Qual relacionamento da pré-venda com a venda?

São duas áreas distintas, mas que precisam funcionar em harmonia uma com a outra. Uma vez que os leads captados estão nutridos e qualificados, a pré-venda passa a bola para o time de vendas com o objetivo de fechar um negócio. 

Em etapas do pipeline pode haver sobreposição de trabalho, onde a equipe de pré-venda interage com a equipe de vendas. Esse trabalho em conjunto objetiva a criação de propostas mais assertivas aos potenciais clientes.

O profissional de pré-venda precisa dominar as seguintes funções:

  • Qualificação de leads: A quantidade de leads nem sempre significa qualidade de leads. O trabalho do profissional de pré-vendas na análise, avaliação e qualificação de leads, identifica oportunidades com maiores chances de fechamento de negócio;
  • Identificar a necessidade do cliente: O profissional de pré-venda geralmente faz um primeiro contato com o potencial cliente com o objetivo de entender sua necessidade e coletar informações para serem entregues para a equipe de vendas. A facilidade de comunicação é uma skill muito importante nesta fase;
  • Apresentação técnica do produto: O profissional de pré-vendas em muitos casos realiza uma apresentação do produto para o potencial cliente. Clareza na apresentação, grande domínio de toda solução e respostas as dúvidas são de grande importância para o entendimento do funcionamento do produto pelo cliente;
  • Preparação de propostas: Uma vez que o lead seja validado, o profissional de pré-venda irá redigir uma proposta focando nos aspectos chave da necessidade do cliente. É um trabalho feito em conjunto com o time de vendas para chegar a uma proposta ideal;
  • Implantação e acompanhamento: Com o negócio fechado, é de fundamental importância o papel do profissional de pré-vendas no processo de retenção do cliente. O acompanhamento do cliente no uso do produto, identificando problemas, dificuldades e melhorias pode garantir uma implantação bem sucedida, a satisfação de ambos os lados e um relacionamento de longo prazo com possíveis renovações futuras.

Sobre nosso trabalho

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