O que faz um Profissional de Marketing de Conteúdo?

Atualmente, o marketing de conteúdo é uma das mais efetivas formas de marketing. O marketing de conteúdo entrega mais leads que o marketing tradicional, e o melhor, a um custo menor.


O profissional de marketing de conteúdo tem responsabilidades e conhecimentos muito além da boa escrita. Para que uma estratégia de conteúdo seja efetiva, esse profissional deve possuir expertises extras e seguir um bom planejamento, para que a captação de leads através de textos cumpra suas metas.

Marketing de Conteúdo

As funções mais comuns de um profissional de Marketing de Conteúdo, incluem:

  • Habilidade na criação do conteúdo. Apesar de óbvio, nem todos os profissionais de marketing de conteúdo conseguem trazer grandes retornos para seus negócios. Além de ter o domínio da gramática, esses profissionais precisam criar uma narrativa, com palavras e frases que atraiam seu público. E além dos textos, os elementos gráficos chamam muita atenção e são um diferencial para o engajamento do leitor;
  • Habilidades de edição. O profissional de marketing de conteúdo precisar ter o conhecimento de revisão de conteúdos, antes que eles sejam publicados;
  • Conhecimento sobre funis de venda. O profissional de marketing de conteúdo, tem como objetivo a geração de leads, que por sua vez, podem se tornar clientes. Dessa forma, o conhecimento dos estágios de um funil de vendas é de extrema importância para um trabalho bem-sucedido;
  • Habilidades de planejamento. O trabalho do marketing de conteúdo geralmente visa o médio/longo prazo. Os conteúdos bem planejados possuem uma sinergia um com o outro, como peças que se encaixam e, por isso o planejamento é essencial para que resultados tangíveis sejam alcançados com o tempo;
  • Habilidade com público-alvo. O profissional de marketing de conteúdo precisa conhecer a fundo as necessidades de seu público-alvo. Dessa forma é de extrema importância que pesquisas sejam feitas com esse público, para que suas necessidades e o tipo de conteúdo que possa gerar o maior número de leads;
  • Habilidade em SEO. O profissional de marketing de conteúdo precisa ser um profundo conhecedor dos motores de busca da internet, ou seja, criar conteúdos otimizados para esses meios. SEO e marketing de conteúdo andam juntos e pesquisa de palavras-chave, o posicionamento dessas palavras no texto e SEO On Page, devem fazer parte do trabalho do profissional de marketing de conteúdo;
  • Habilidades na promoção do conteúdo. É um passo muito importante para que o as pessoas percebam o conteúdo. O conhecimento de divulgação omnichannel é essencial para esse profissional, pois de acordo com estatísticas de mercado, a produção de conteúdo leva 20% do tempo, enquanto a sua promoção são 80% do tempo. Muitos podem discordar desses números, mas não dá importância da promoção do conteúdo
  • Conhecimentos técnicos. Para crescer no atual cenário, os profissionais de marketing de conteúdo precisam de habilidades técnicas. A produção de conteúdo, dependendo da plataforma de publicação vai exigir conhecimento em algumas ferramentas técnicas. Podemos citar a plataforma do WordPress e o Google Analytics para o acompanhamento dos resultados.

Sobre nosso trabalho

O nosso trabalho com os cargos da área de TI irá culminar em descrições e dados para profissionais e empresas.

Pesquisamos diversas fontes no Brasil e Exterior, descrições de vagas, entre outros, para disponibilizar algo simples, claro e direto.

Acesse nosso índice de cargos de TI e veja o que já temos pronto.

Gradativamente iremos oferecer novas informações relevantes, pois o nosso objetivo será colaborar com o quem faz o mundo da TI acontecer.

2 comentários em “O que faz um Profissional de Marketing de Conteúdo?”

  1. Excelente! MKT de conteúdo é hj indispensável para quem quer bons resultados na internet, seja qual for seu negócio. Parabéns pelo texto!

    Responder

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com