O que faz um Líder Técnico de TI?

Chega um momento da carreira de um desenvolvedor, após anos de experiência, com uma série de expertises e cases de sucesso, que é a hora de pensar em um upgrade no cargo.


Você já sentou para ajudar um ou mais colegas na resolução dos problemas técnicos deles? Fez isso com empatia, dando exemplos para as soluções, apontando caminhos para os trade-offs técnicos? Já se solidarizou com uma empreitada do time, e mesmo não sendo sua responsabilidade, ficou até altas horas dando suporte técnico e emocional? Fez um café para essa turma e comemorou junto com eles o desafio vencido, mesmo que o mérito nem vá para você? Tem boa comunicação e é claro com suas idéias tanto com desenvolvedores, quanto com os times de outras áreas?

Se você disse sim a algumas dessas perguntas, a liderança é algo que precisa levar em consideração para um pedido de promoção ou para uma recolocação.

Paixão por tecnologia, aliada a um grande conhecimento técnico e com características de liderança, são pré-requisitos para o Líder Técnico.

Claro, que existem outras vias para quem quer liderar: Gerência de TI, Coordenação de TI, Gerência de Projetos, Arquitetura de Software e até mesmo CIO, por que não? 

Mas claro, se quiser continuar em um horizonte mais técnico, no front dos desafios de um projeto, sentando junto com o time de desenvolvedores para discutir algoritmos e o desfecho de um seriado de ficção científica? Você seria um excelente líder técnico!

As funções mais comuns de um Líder Técnico, incluem:

  • Liderar o time de TI, orientando e motivando todos para que tarefas sejam concluídas de maneira assertiva e dentro do prazo;
  • Ajudar o RH com as hard skills de candidatos a vagas de TI da empresa;
  • Realizar treinamento de novos contratados de TI;
  • Delegar tarefas para o time e assumir demandas com maior complexidade e desafio;
  • Apoiar a sua equipe na solução de problemas, apontando caminhos e dando orientações;
  • Sempre estudar as melhores práticas, metodologias, linguagens e ferramentas de desenvolvimento de aplicações e propor soluções e treinamentos dentro dessas melhorias;
  • Supervisionar versões do sistema e verificar se alterações podem “subir” para produção;
  • Possuir boa comunicação, sendo claro em suas orientações com o time e também sendo claro nos feedbacks solicitados pelas partes interessadas.

Sobre nosso trabalho

O nosso trabalho com os cargos da área de TI irá culminar em descrições e dados para profissionais e empresas.

Pesquisamos diversas fontes no Brasil e Exterior, descrições de vagas, entre outros, para disponibilizar algo simples, claro e direto.

Acesse nosso índice de cargos de TI e veja o que já temos pronto.

Gradativamente iremos oferecer novas informações relevantes, pois o nosso objetivo será colaborar com o quem faz o mundo da TI acontecer.

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com