O que faz um Engenheiro de Dados?

O Engenheiro da Dados são verdadeiros especialistas na recuperação de dados das mais diversas fontes e são capazes transformá-los em informação facilmente interpretada por seus líderes ou clientes.


Além disso, tem visão de negócio para informar correlações e tendências que os dados mostram. Dependendo do porte da organização, trabalha em conjunto com Analistas e Cientistas de Dados e, no caso de empresas menores, o Engenheiro de Dados pode acumular as duas funções.

Em empresas de menor porte, o Engenheiro de Dados se torna um generalista, sendo responsável por todas as etapas focadas em dados, desde sua extração até apresentação de informações relevantes para as partes interessadas.

Em empresas de médio porte o Engenheiro de Dados exerce seu trabalho normalmente apoiado por um Cientista de Dados. Enquanto seu trabalho é mais centrado nos processos de extração, consolidação, escalabilidade, programação e em sistemas distribuídos para uma plena utilização dos dados de forma simples e rápida, o Cientista de Dados usa essa estrutura criada para, em parceria com o Engenheiro de Dados, gerir informações para a tomada de decisões diretamente ligadas ao negócio.

Em grandes empresas o Engenheiro de Dados tem o desafio de trabalhar com enormes fluxos de dados em bancos de dados analíticos, onde o monitoramento em tempo integral se torna necessário. A modelagem, criação de bases de dados e de relacionamento com outras fontes, que podem surgir a todo momento, faz com que o Engenheiro de Dados se dedique exclusivamente a constante manutenção e criação dessas estruturas, que podem ser diferenciais para o trabalho de Cientistas e Analistas de Dados.

Além de estar estreitamente ligado aos negócios, O Engenheiro de Dados tem profundo conhecimento técnico em técnicas de programação, matemática e estatística para uso e manipulação dos dados.

Conhecimentos do negócio e técnicos dão ao Engenheiro de Dados a capacidade de escolher as melhores fontes de dados, que combinadas e analisadas, o habilitam a estar juntamente com áreas estratégicas comunicando tendências que podem ajudar a empresa a alcançar seus objetivos e metas mais rapidamente.

As funções mais comuns de um Engenheiro de Dados, incluem:

  • Projetar, criar e manter arquiteturas baseadas em dados e em conformidade com o negócio que atua;
  • Capacidade em descobrir e adquirir novas fontes de dados;
  • Desenvolvimento de rotinas e processos para extração e consolidação de dados de diversas bases de dados e fontes externas;
  • Profundo conhecimento em linguagens de programação e soluções de mercado de apoio ao seu trabalho;
  • Identificar e otimizar melhorias na qualidade dos dados, assim como na sua velocidade de recuperação;
  • Habilidade de usar grandes massas de dados, a fim de colaborar com o desempenho do negócio, assim como soluções de problemas que podem surgir;
  • Conhecimento em soluções de Machine Learning e técnicas estatísticas;
  • Criar estruturas com os dados para análise preditiva e prescritiva;
  • Habilidade de identificar correlações e padrões ocultos usando dados;
  • Identificar rotinas que possam ser automatizadas através da análise dos dados;
  • Informar descobertas, baseadas em análise dos dados, para os seus líderes ou clientes.

Sobre nosso trabalho

O nosso trabalho com os cargos da área de TI irá culminar em descrições e dados para profissionais e empresas.

Pesquisamos diversas fontes no Brasil e Exterior, descrições de vagas, entre outros, para disponibilizar algo simples, claro e direto.

Acesse nosso índice de cargos de TI e veja o que já temos pronto.

Gradativamente iremos oferecer novas informações relevantes, pois o nosso objetivo será colaborar com o quem faz o mundo da TI acontecer.


Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com