O que faz um Design UI, um Design UX e um Design UX/UI?

O Design UI tem como objetivo fornecer a melhor experiência ao usuário na interface de um app, website ou software. Mas peraí? Não existe o cargo Design UX, que possui exatamente esse mesmo objetivo? Eu sei, a gente fica confuso mesmo! Apesar dos cargos parecerem que estão na mesma salada de conceitos, você irá perceber que se tratam de funções distintas.


O trabalho tanto do UX como do UI são essenciais para o desenvolvimento de uma aplicação. Um tem relação com a Experiência do Usuário(UX) e o outro diz respeito a Interface do Usuário(UI). O primeiro cuida da interação do usuário com um sistema, com uma percepção mais humana. O segundo está mais relacionado com o design, o aspecto visual, com uma percepção mais digital da solução.

Podemos falar do UX sem citar nenhum termo tecnológico, pois a experiência no uso pode estar relacionado a um eletrodoméstico, uma loja física, um veículo, entre outros. O conceito foi adotado como se fosse apenas digital, talvez pelo tamanho da indústria da TI, mas pode ser aplicado a qualquer indústria que tenha o ser humano como prioridade.

O sentimento do usuário em relação ao uso é o objetivo do UX, e convenhamos, uma solução digital funciona de forma mais plena se as pessoas entenderem com o que estão interagindo e isso também significa entender com que empresa ou mercado estão lidando.

Quantas vezes pessoas instalaram um software, pagaram seu plano anual, pensando que o mesmo atendesse a um propósito e tiveram a frustração de descobrirem que ele não tinha nada a ver com suas demandas! Dureza né? Pegadinha da empresa? Golpe? Propaganda enganosa? Ou foi simplesmente um erro na definição da UX?

Falar do UI é falar do digital, de aplicar as melhores definições de criação de interfaces, com o objetivo de torná-las mais intuitivas possível. O UI vai focar em cores, fontes, botões, responsividade de um layout, se uma tela é touch ou não.

O trabalho do UI é bastante desafiador, pois ele vai precisar traduzir para interface todo o esforço de planejamento de um projeto, sabendo que essa etapa será crucial para que o produto digital se torne atrativo e agradável no uso por parte do usuário.

Enfim, toda a reputação de uma marca pode estar no que o usuário vê, e o UI será o responsável por esse “cartão de visitas”.

Você trabalha nas duas frentes? Se você precisa tratar das interações humanas e das interações digitais, primeiramente, você é corajoso kkkkk, brincadeira.

Se a empresa que trabalha não pode ter os cargos de UX e UI em separado, ou simplesmente decidiu não tê-los, você foi condecorado com cargo de Design UX/UI. Posso supor que um Design UX/UI tenha começado a carreira ou como UX, ou como UI e aos poucos foi incorporando os dois conhecimentos.

Qual dos super heróis você é? Ou será os dois?

Brincando um pouco com os conceitos, é de extrema importância uma boa comunicação entre o UX e UI, o trabalho feito pelos dois precisa estar em sintonia, principalmente para o UI retratar em um design aquilo que o UX percebeu das pessoas. E quando você é o UX e o UI ao mesmo tempo? Você precisa ter dois uniformes de super herói: o super UX e o super UI, dois alter egos que trabalham juntos para salvar o mundo! 🙂

As funções mais comuns de um Design UX, incluem:

  • Desenvolver e melhorar a qualidade da interação entre um usuário e todas as facetas de um negócio, que incluem um software;
  • Ter experiência com a percepção humana de experiência, seja através do conhecimento da ciência cognitiva, seja entrevistando clientes de um produto e dos donos do produto, seja pelo conhecimento profundo do mercado que atua e como as pessoas enxergam esse mercado;
  • Seu trabalho não tem relação com a parte visual e sim com a sensação geral da experiência do usuário.

As funções mais comuns de um Design UI, incluem:

  • Conhecimento em design de interfaces digitais, incluindo elementos como botões, ícones e esquemas de cores, técnicas de espaçamento e tipografia e design responsivo;
  • Ser capaz de criar formas de usabilidade no design que não distraiam o usuário, que não deixe pensando muito do que se trata o produto;
  • Se capaz de colocar no design, a percepção de valor de um produto ou serviço, para que o usuário tenha uma experiência visual agradável e objetiva.

As funções mais comuns de um Design UX/UI, incluem:

Bom, vocês concordam que o Design UX/UI acumula as duas listas acima? 

Vou deixar para vocês comentarem sobre este assunto interagindo comigo em nossos canais de comunicação. Sua participação é essencial para que possamos descrever da melhor forma nosso índice de carreiras Tech

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com