O que faz um Arquiteto de Software?

O Arquiteto de Software trabalha nos mais diferentes aspectos TI, não apenas nos requisitos técnicos dos mais variados níveis, como também na parte estratégica para que a TI sempre ande junta aos objetivos da companhia.


No plano estratégico, o Arquiteto de Software participa da definição dos aspectos da TI, que vão permear o suporte aos objetivos e metas dos negócios ao longo do período estipulado.

No plano técnico de alto nível, o Arquiteto de Sistemas, pesquisa e recomenda melhores soluções para serem usados pelos times de redes, dados, desenvolvimento, suporte e testes sempre prezando pelo melhor custo benefício, a fim de estar alinhado ao orçamento e as metas estabelecidas para evolução e melhorias dos mais diversos recursos da TI.

Em um plano técnico de um nível mais baixo, o Arquiteto de Software é capaz de recomendar técnicas e metodologias de desenvolvimento, assim como recomendar novas linguagens de programação, frameworks e soluções em dados para os desenvolvedores e mantenedores do software da companhia.

O Arquiteto de Software não fica limitado apenas à área da TI. Sua participação junto ao time de estratégia da empresa é de extrema importância para indicações de soluções em TI que podem contribuir com o seu crescimento.

As funções mais comuns de um Arquiteto de Software, incluem:

  • Entendimento da parte estratégica do negócio, incluindo metas de produtos de mercado e de processos e funções de setores da empresa;
  • Pesquisa, análise e definição da arquitetura mais adequada para que esteja de acordo com o entendimento da parte estratégica;
  • Profundo entendimento dos mais variados softwares da empresa(e suas integrações) e a interação de cada um com seu público-alvo, para que os requisitos arquiteturais estejam alinhados com esse entendimento;
  • Recomendar as melhores práticas de desenvolvimento através das melhores soluções para cada time de desenvolvedores.

Os Arquitetos de software trabalham praticamente em todas as frentes da TI que compõem o negócio da empresa. Precisam estar constantemente atualizados de todas essas partes, para que seja capaz de propor soluções ágeis e assertivas.


Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com