O que faz um Analista SOC?

SOC (“Security Operations Center”, Centro de Operações de Segurança) é uma instalação com um time de segurança responsável por monitorar de forma contínua ameaças à segurança da informação de uma organização.


O Analista SOC trabalha para detectar, analisar e responder com prontidão a incidentes de segurança digital sempre usando softwares de apoio e processos definidos para este fim. A pró-atividade e o senso de urgência devem ser bem apurados nesse perfil profissional, pois a rapidez na solução de problemas de segurança é crucial.

É um profissional que deve ter um excelente relacionamento interpessoal com todas as áreas ligadas a tecnologia da informação de uma empresa, pois o bom relacionamento aliado a boa comunicação aproxima o Analista SOC a solução mais rápida e assertiva de problemas ligados à segurança da infraestrutura de TI.

As funções mais comuns de um Analista SOC, incluem:

  • Ser colaborativo: como mencionado acima, um bom relacionamento com os colegas da TI, faz com que as melhores práticas de segurança sejam adotadas por todos. Por mais que os softwares contra ameaças de segurança estejam cada vez mais robustos e automatizados, eles não substituem um Analista SOC qualificado e colaborativo;
  • Pensar de forma crítica: o Analista SOC deve pensar além de um relatório de um software de detecção de ameaças. Examinar os fatos e dados, conversar com colegas, enxergar além do processo e ser curioso é essencial para que esse profissional chegue a conclusões corretas dos problemas;
  • Ser curioso: a busca pelo conhecimento, de novas técnicas, não se render a uma única solução para sempre ir além dos problemas, faz grande diferença para um Analista SOC, pois esse profissional precisa dominar fluentemente as principais tecnologias de segurança. Vamos lembrar que pessoas mal intencionadas também não param de buscar vulnerabilidades. É preciso sempre estar um passo à frente.
  • Ser amigo da pressão: nunca se sabe quando vem a próxima ameaça iminente à segurança e muitas vezes as expectativas das partes interessadas são imediatas e cobranças por soluções quase imediatas são constantes. o Analista SOC precisa saber lidar com essa pressão enquanto soluciona o problema.

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com