Info+News+Tech

Na era do desenvolvimento pessoal contínuo, cada vez mais engenheiros de software optam por se tornar competentes na segunda ou até na terceira linguagem de programação para ganhar mais experiência e acessar mais oportunidades de carreira. Se você é um desenvolvedor C ++ que está procurando uma segunda linguagem de programação para dominar, faz sentido adicionar Java à sua nuvem de habilidades. Neste artigo, vou explicar quanto tempo leva para aprender Java para programadores C ++ e por que você deve fazer isso.

Como programar em Java pode beneficiar você?

Assim como outras tecnologias, Java tem seus ganhos e perdas. Portanto, antes de selecionar a segunda linguagem de programação, vamos descobrir o que há de tão especial em Java e quais desvantagens você deve estar ciente.

Pontos fortes do Java:

  • Arquitetura e independência de plataforma. Com uma máquina virtual Java (JVM), você não deve pensar sobre as especificações do sistema operacional ou processador e pode apenas escrever algoritmos e implementar a lógica de negócios.
  • Gerenciamento de memória. Java é reconhecido por seu gerenciamento de memória integrado que evita a maioria dos vazamentos de memória e permite a liberação de todos os recursos logo após o programa parar de usá-los. Assim, o desenvolvedor não precisa controlar a memória de cada objeto criado e destruído.
  • Segurança. A JVM também não permite que o programa acesse o que está além de sua autoridade. Portanto, sem direitos de acesso, qualquer programa Java não será capaz de se comunicar com outros aplicativos ou ler RAM que não esteja alocada para o aplicativo em execução no momento.
  • Programação corporativa. Java é comumente usado para construir aplicativos corporativos. Embora a linguagem combine OOP, gerenciamento de memória e independência de arquitetura, ela continua em alta demanda entre grandes empresas que buscam construir aplicativos confiáveis, estáveis ​​e de fácil manutenção.

Desvantagens Java

  • O desempenho poderia ser melhor. C ++ é uma linguagem de programação compilada, portanto, seu programa de computador converte o código-fonte em uma linguagem de máquina. Java não tem um compilador e usa JVM (que deve ser inicializado no computador) para executar o código Java.


Quais são os outros benefícios de aprender Java para desenvolvedores C ++?

Vamos descobrir.

Mais conhecimento

Quando você tem mais de uma linguagem de programação em seu currículo, você se torna mais flexível na criação de aplicativos complexos. Dependendo dos objetivos do projeto e do que você espera do resultado final (eficiência, desempenho e usabilidade), você pode descobrir qual linguagem é mais adequada e qual resolverá os problemas fornecidos.

Perspectivas maiores

Dominar duas ou mais linguagens de programação expande significativamente suas oportunidades de emprego e dá acesso a mais funções. Muitas empresas procuram programadores universais e, depois que você aprende a escrever código em várias linguagens, não fica mais limitado por apenas algumas posições.

Receita mais alta

Quanto mais idiomas você conhece, mais provável é que você faça. De acordo com a ZipRecruiter, o salário médio poliglota nos EUA chega a US $ 120 mil / ano. A ITJobsWatch no Reino Unido, por sua vez, relatou £ 85.000 de salário médio anual para um desenvolvedor poliglota.

Fora isso, o desenvolvimento de software não permanece o mesmo – está em constante evolução, algumas tecnologias tornam-se mais procuradas do que outras, muitas tecnologias novas aparecem. Portanto, conhecer muitas linguagens de programação permite que você tenha o controle, se adapte rapidamente às tendências em constante mudança de desenvolvimento e suba na escada corporativa. Além disso, ter alguns idiomas em sua habilidade pode dar a você a chance de liderar uma equipe de especialistas que trabalham em diferentes tecnologias e trazem mais valor do que um programador de um idioma.

Quanto tempo você precisa separar para aprender Java?

Com a linguagem C ++ já dominada e aprimorada, você pode dominar o Java muito rapidamente. Claro, haverá algo com o qual você não está acostumado, como a coleta de lixo (em C ++, você tinha que gerenciar as alocações de memória manualmente). É mais provável que a falta de indicadores o limite, enquanto a consistência da hierarquia Java, implementação limpa de OOP e multithreading funcionarão a seu favor.

Quando você já é proficiente em C ++ e planeja aprender Java, pode se familiarizar com as diferenças básicas entre as linguagens e então começar a praticar basicamente um dos dois IDEs Java mais populares: IntelliJ IDEA e Eclipse.

Então, quanto tempo leva para aprender Java para programadores C ++? Alguns especialistas dizem que leva cerca de algumas semanas.

Mas eu reservaria pelo menos 6 a 8 semanas para ter uma ideia do Java.

Recursos para aprender Java

O processo de aprendizagem, no entanto, pode ser mais rápido e envolvente se você vier com cursos online interativos criados para fornecer experiência prática.

Abaixo você encontrará uma lista de minhas lições favoritas de Java.

Cursos práticos online de Java

CodeGym
CodeGym é um curso de programação em uma linguagem com mais de 1200 tarefas práticas que você precisa concluir para dominar os fundamentos do Java. Depois de passar nas tarefas, você pode enviar suas soluções para um mentor virtual e obter feedback sobre seu código. Além disso, a plataforma é conhecida por sua seção de jogos que permite aprimorar suas habilidades construindo sua própria versão de um videogame clássico. CodeGym, entre outras coisas, tem uma comunidade amigável que é um ótimo bônus para iniciantes.

Codewars
Ler livros relacionados à programação é bom, mas ainda não tão eficaz quanto quando é acompanhado pela prática. É aqui que os cursos de aprendizagem gamificados podem ajudá-lo. A plataforma Codewars é uma delas. Ele permite treinar a codificação de desafios chamados kata. Depois de completar cada tarefa seguinte, você ganha honra e classificação. Você também pode criar seu próprio kata e oferecer aos seus colegas para treinarem no desafio.

Cyber-Dojo
Cyber-Dojo é um curso gamificado diferente. Isso não o forçará a terminar um jogo atingindo o nível final o mais rápido possível. Pelo contrário, irá encorajá-lo a melhorar as suas competências ao seu próprio ritmo. Você pode escolher dominar uma das 30 linguagens de programação listadas na plataforma e aprendê-la individualmente ou em grupo. Cada tarefa que você deve completar vem explicitamente descrita e tem uma ilustração de como o resultado final deve ser.

CodeChef
CodeChef é um lugar que permite aos desenvolvedores mostrar suas habilidades de programação participando de desafios ou concursos de codificação. Para aqueles que são novos em programação, a plataforma oferece tutoriais e discussões em fóruns relacionados a algoritmos, busca binária, tamanho de array e outros tópicos técnicos.

Cursos de vídeo: Java do zero

O Java Masterclass completo

Udemy é uma plataforma de aprendizagem popular entre os desenvolvedores. Este curso Java permite que os alunos sem experiência anterior aprendam os fundamentos da linguagem e avancem para conceitos mais avançados.

Programação Java para iniciantes completos

Este curso de programação Java da Udemy garante que você dominará todos os conceitos e recursos Java em pouco mais de 250 etapas. Você começará com o básico e, em seguida, aprenderá programação funcional, simultaneidade e tratamento de exceções em Java.

Certificação Java pela Duke University

Neste curso do Coursera , você não apenas dominará a programação Java, mas também será apresentado ao mundo dos fundamentos da programação de JavaScript, HTML e CSS.

Canais do YouTube relacionados a Java

O YouTube continua ganhando grande popularidade entre pessoas de todas as idades, que o usam não apenas para ouvir música e assistir a videoclipes, mas também para estudar. Portanto, o processo de aprendizagem muda com o surgimento de novas tendências na sociedade, e há cada vez mais canais no YouTube relacionados à programação Java. Iniciantes e especialistas com experiência anterior em codificação podem encontrar dicas, lições, tutoriais em vídeo e outros conteúdos educacionais em Java.

Alguns dos canais e YouTubers relacionados a Java que vale a pena mencionar incluem:

  • Derek Banas é um canal muito procurado com tutoriais em vídeo do dia-a-dia que cobrem qualquer solicitação de seguidores de tópico.
  • Programar com o canal Mosh no YouTube é perfeito para iniciantes, e seu autor estabelece uma meta para treinar os codificadores que as empresas adorariam contratar.
  • Java é um canal oficial do YouTube da comunidade Java e da Oracle.
  • Devoxx é perfeito se você deseja se manter atualizado sobre as últimas notícias de conferências e seminários para programadores.


Livros Java

Livros são o que vem inextricavelmente com o processo de aprendizagem e devem ser adicionados a uma lista de recursos educacionais úteis. Alguns livros que recomendo que você comece incluem:

Core Java Volume I – Fundamentals é um livro perfeito para todos os que querem aprender Java. Não importa se você é um iniciante completo ou um programador experiente, esta é a fonte que o ajudará de qualquer maneira.

O Java efetivo na terceira edição foi atualizado com novos recursos adicionados no Java 7, 8 e 9. Esses novos recursos incluem expressões lambda, operador de diamante, interface opcional, etc.

Pensando em Java é um livro que deve estar disponível assim que você receber uma pergunta sobre Java. É reconhecido por programadores de todo o mundo por sua clareza, estrutura cuidadosa e exemplos de programação.

Java – The Complete Reference é um livro que cobre todos os aspectos da linguagem Java, desde princípios básicos, sintaxe e palavras-chave até conceitos mais avançados.

Resumindo

Mesmo que você encontre regularmente muitas diferenças entre essas duas linguagens, aprender Java não será tão difícil quando você já tem experiência em codificação C ++. Portanto, comece a dominar o Java hoje e lembre-se de que saber duas ou três linguagens de programação não apenas o torna mais inteligente, mas também lhe dá acesso a mais oportunidades de emprego.

Encontre aqui vagas em Java.

Comments

Deixe uma resposta

Info.CEVIU