Info+News+Tech

As bolsas de valores são instituições que servem para administrar os mercados. Além disso, é nelas que ocorrem as negociações de valores e ações de empresas de todo o mundo. O ambiente comum nas bolsas de valores é o de corretores agitados, gritando e gesticulando enquanto compram e vendem ações. É o que acontece na Bolsa de Nova York (NYSE), por exemplo, a maior e mais tradicional bolsa de valores do mundo, fundada em 1792.

É em Nova York também onde se encontra a bolsa de valores mais moderna do mundo, a NASDAQ – National Association of Securities Dealers Automated Quotation System (Sistema Eletrônico de Cotação da Associação Nacional de Intermediários de Valores). A NASDAQ se difere das bolsas tradicionais pelo fato de ela ser uma bolsa eletrônica. Nela, os corretores ficam conectados por um sistema, ao contrário dos agitados ambientes conhecidos nas bolsas tradicionais. Além disso, na NASDAQ só são negociadas ações de empresas de tecnologia, conhecidas como empresas da “Nova Economia”, como Apple, Google, Microsoft, Intel entre outras. A primeira empresa brasileira a ter ações na nela foi a Globo cabo S.A. (GLCBY), das Organizações Globo.

Para que uma empresa possa ter suas ações na NASDAQ, ela precisa ser uma sociedade anônima de capital aberto. Isto serve para a abertura de capital em qualquer bolsa de valores do mundo. Porém, na NASDAQ, se a empresa não for dos Estados Unidos, ela precisa estar adaptada as normas americanas de contabilidade, o que é um processo demorado e caro. Só então ela estará apta para ter suas ações na bolsa mais moderna do mundo.

A NASDAQ surgiu em 1971, mas seu momento de maior crescimento se deu entre 1997 e 2000 com o boom das empresas ligadas à internet. Neste período, ela impulsionou 1649 empresas e movimentou cerca de 316,5 bilhões de dólares. Hoje a NASDAQ é uma empresa comum, com fins lucrativos e ações na sua própria bolsa. A sede da NASDAQ está situada no edifício número 4 da Times Square, no coração de Nova York. O prédio hoje é uma das atrações turísticas da ilha de Manhattan.

Deixe uma resposta

Info.CEVIU