Info+News+Tech

O Node.js existe há anos, mas foi somente em 2017 que ele começou a ganhar força com os desenvolvedores. A capacidade de construir aplicativos do lado do servidor em JavaScript prova ser uma ideia atraente entre os desenvolvedores. Hoje, o Node.js é usado por empresas renomadas como LinkedIn, Paypal e Netflix.

Vantagens de usar Node.js

O Node.js tem mais de 300 milhões de downloads no momento da escrita, e há um grupo ativo de colaboradores conduzindo o popular ambiente de execução do lado do servidor. Se você está se perguntando por que ele é tão popular entre os desenvolvedores, aqui está uma lista de vantagens de usar Node.js

Node.js oferece escalabilidade fácil

O desenvolvimento de um aplicativo do lado do servidor pode ser complicado, principalmente quando precisa ser escalonável. O Node.js usa um único thread para lidar com chamadas de E / S sem bloqueio, o que significa que levará menos recursos para o aplicativo aceitar conexões simultâneas em comparação com as abordagens tradicionais.

Com o Node.js, você não terá problemas para dimensionar o aplicativo horizontalmente em vários servidores ou verticalmente para aumentar seu desempenho em um único servidor.

Linguagem JavaScript simples e popular

A história do JavaScript remonta a 1995, quando foi criado por um programador da Netscape. Mais de duas décadas depois, tornou-se uma linguagem de script predominante para desenvolvimento de front-end da web.

Pegar o básico do Javascript também é bastante simples. Não é preciso muito para entender os conceitos fundamentais, por exemplo, como o DOM funciona no ambiente de tempo de execução.

Node.js é usado como uma única linguagem de programação

Com aplicativos de front-end desenvolvidos com JavaScript, você não precisa escolher uma linguagem diferente ao usar Node.js para o back-end. Se você estiver construindo o aplicativo inteiro por conta própria, terá dificuldade em aprender e alternar entre os diferentes idiomas.

Ecossistema rico

Um dos benefícios de usar Node.js é seu rico ecossistema. Construir aplicativos de back-end nunca foi tão fácil com o npm, um instalador de pacote Node.js que também se desdobra no mercado.

Mais de 836.000 bibliotecas de código aberto estão disponíveis, o que oferece aos desenvolvedores tudo o que eles precisam para construir no ambiente Node.js. É também a razão pela qual o JavaScript, a linguagem do Node.js, vence a batalha pela popularidade.

Fácil de aprender

Aprender JavaScript é fácil, dados os inúmeros tutoriais e cursos disponíveis. Torna-se uma progressão natural para desenvolvedores JS trabalhar com Node.js no back-end.

Se você é graduado em TI, é provável que tenha aprendido JavaScript durante os tempos de faculdade. A maioria dos profissionais de TI já tem uma boa base para começar com Node.js.

A vantagem do cache

Node.js pode ser otimizado com serviços de cache. Sem um cache, o aplicativo do servidor terá que executar todo o código e recuperar as informações do banco de dados cada vez que processar uma solicitação.

Um cache é uma memória que armazena as informações durante o tempo de sintonia. Ao usar um cache, o aplicativo do servidor retorna as informações da memória em vez de executar o código para processar as solicitações subsequentes.

Existem várias maneiras de armazenar em cache no Node.js, e todas elas levam a uma melhor experiência para os usuários finais.

Oferece liberdade para desenvolver aplicativos

Você não está limitado a construir aplicativos de back-end ao usar o Node.js. Ele pode ser acoplado a estruturas como Electron e NW.js, que permitem construir aplicativos de plataforma cruzada.

A noção de não ter que aprender linguagens de programação nativas como C # e Objective C é o motivo pelo qual os desenvolvedores estão escolhendo Node.js para desenvolvimento. Além disso, você pode usar ferramentas existentes do desenvolvedor do Google Chrome para testar os códigos.

Obtendo suporte para ferramentas comumente usadas

Com o Node.js, você tem acesso a várias ferramentas que auxiliam no desenvolvimento e um bom suporte da comunidade. Tem problemas com a comunicação de eventos em tempo real usando Socket.io? Levante-o em fóruns como StackOverflow e você receberá ajuda de seus colegas.

Como o Node.js é usado por gigantes tecnológicos, a comunidade que apóia o meio ambiente continuará crescendo.

Node.js é altamente extensível

O Node.js tem mais dinâmica do que um aplicativo de back-end típico para sites simples. Node.js é altamente extensível com seu suporte ao formato JSON. Os desenvolvedores podem usar API integrada para usar JSON para comunicação com outros aplicativos, clientes e servidores na rede.

Resumo

O Node.js abriu possibilidades infinitas para o desenvolvimento do lado do servidor usando Javascript. A flexibilidade e o rico ecossistema do ambiente Node.js significam que ele atrairá mais desenvolvedores em um futuro próximo. Considere construir com Node.js se precisar desenvolver um aplicativo de servidor altamente escalonável.

Encontre aqui vagas para em Node.

Deixe uma resposta

Info.CEVIU