Info+News+Tech

Dentre as funções de Analista de BI temos a coleta e análise de dados, para disponibilizá-las aos colaboradores que a demandaram ou ao público alvo interessado.

A coleta de dados, que pode incluir diversas fontes, tais como relatórios gerais ou setoriais da empresa, dados sobre o comportamento dos clientes da empresa, dados abertos de governos, dados instituições de pesquisa, dados públicos de outras empresas, outras fontes de dados relevantes.

Para isso é muito importante para o Analista de BI estar sempre atualizado sobre as tendências das fontes de dados que coleta, isso significa enxergar fora da caixa da TI, algo essencial para a qualidade das informações que serão geradas a partir da análise dos dados coletados.

É de extrema importância para o Analista de BI, o relacionamento com colegas de trabalho, clientes e uma variedade de stakeholders. A relação interpessoal pode ser determinante para uma melhor coleta, armazenamento e análise dos dados, e também ajuda na agilidade na geração de relatórios para que decisões sejam tomadas mais rapidamente.

As funções mais comuns de um Analista de BI, incluem:

  • O armazenamento de dados, que pode exigir o desenvolvimento de rotinas para mantê-los sempre atualizados em relação às fontes. Caso as rotinas sejam feitas por outro colaborador, será preciso manter uma comunicação estreita para que novos dados, caso existam nas fontes, sejam especificados, para que a coleta se adapte às mudanças e ande sempre com o mercado a ser analisado.
  • Análise dos dados, para que seja possível identificar correlações, tendências, problemas e oportunidades dentro dos objetivos da empresa.
  • Criar relatórios, para que seja possível traduzir em números gerenciais, para poder compartilhar com a empresa, os pontos identificados na análise dos dados e assim colaborar de forma decisiva para a tomada de decisão de melhorias, correções, novos projetos, mudança estratégica, que podem definir os rumos do crescimento da empresa.

Deixe um comentário

Info.CEVIU