Info+News+Tech

Como muitas empresas precisam prolongar os regimes de trabalho remoto, o software de gerenciamento de projetos torna-se uma necessidade para fazer negócios com eficácia. No entanto, as soluções de software existentes podem parecer muito complexas e caras. Portanto, muitas empresas preferem investir no desenvolvimento de aplicativos de gerenciamento de projetos personalizados que atendam totalmente aos requisitos do projeto e incluam ferramentas altamente exigidas, como gráfico de Gantt, programador e calendário de eventos.

Aí vem a questão de como desenvolver aplicativos da web avançados com o mínimo de tempo e esforço. A resposta é aplicar componentes JavaScript prontos que tornam muito mais fácil integrar funcionalidades complexas em qualquer aplicativo da web. Aqui serão revisadas cinco bibliotecas de gerenciamento de projeto JavaScript que ajudam a fornecer às equipes remotas uma maneira fácil, mas eficaz, de organizar tarefas e outras atividades de negócios.

DHTMLX

DHTMLX fornece bibliotecas JavaScript Gantt e Scheduler para a construção de aplicativos avançados de gerenciamento de projetos. Esses componentes permitem que você crie alternativas viáveis ​​para o MS Project e Primavera.

DHTMLX Gantt permite a criação de gráficos de Gantt interativos e de alto desempenho, capazes de processar mais de 30.000 tarefas para planejar e definir a sequência de tarefas em projetos de qualquer escala. Os gráficos podem ser enriquecidos com funcionalidades úteis, como programação automática, cálculo de caminho crítico, agrupamento de tarefas, carregamento dinâmico, etc.

Além do gerenciamento de tarefas, DHTMLX Gantt fornece grande ajuda no manuseio de recursos do projeto por meio de histogramas e diagramas de uso de recursos.

Além de JavaScript Gantt, DHTMLX também fornece três bibliotecas Gantt totalmente escritos em Reagir , Svelte , e Vue.js .

Com o DHTMLX Scheduler , é possível implementar calendários de eventos fáceis de usar com todas as funcionalidades necessárias prontas para usar. Usando 10 visualizações integradas, os usuários podem efetivamente organizar compromissos e outras atividades diárias de negócios. Além disso, você também pode adicionar visualizações personalizadas para obter mais produtividade e uma experiência de usuário aprimorada. Eventos recorrentes, modo RTL, escalas de tempo personalizáveis, eventos de várias seções – isso está longe de ser uma lista completa de recursos populares incluídos nesta biblioteca de programação leve.

Tanto o DHTMLX Gantt quanto o Scheduler possuem IUs intuitivas de arrastar e soltar e funcionam bem em navegadores modernos e em dispositivos de qualquer tamanho. Grandes recursos de personalização permitem ajustar os componentes às suas necessidades. Os produtos DHTMLX também podem ser facilmente incorporados a aplicativos baseados em estruturas JS populares (React, Angular, Vue.js) e tecnologias de back-end. Os gráficos e calendários de Gantt criados podem ser exportados para os formatos Excel, PNG e PDF (além dos formatos MS Project e Primavera para DHTMLX Gantt). APIs simples e várias demos reduzem a curva de aprendizado ao mínimo e permitem o uso dessas bibliotecas JS de maneira eficaz.

Bryntum

A Bryntum é uma empresa sueca especializada no desenvolvimento de ferramentas de UI para gerenciamento de projetos e agendamento de recursos.

Bryntum Gantt permite que você agende e gerencie tarefas usando dependências, filtragem, restrições, editor de tarefas personalizável e outros recursos. Também existe um recurso de calendário para cuidar das atribuições de recursos em um projeto. Mas o recurso mais notável desse componente é o Chronograph – um mecanismo de renderização reativa responsável por alto desempenho com big data.

Bryntum Scheduler é um componente de agendamento baseado no Bryntum Grid. Ele vem com muitos recursos necessários para o planejamento da utilização dos recursos disponíveis do projeto. Por exemplo, você pode se beneficiar de recursos como agrupamento, linhas de dependência, atualizações de IU animadas, resumos, validação de ações de edição, etc. Mas se você precisar de um componente de IU que fornece agendamento automático e permite definir com precisão as mudanças de recursos, a Bryntum oferece Scheduler Pro . É baseado no mecanismo de agendamento de Gantt e pode ser usado em conjunto com o Bryntum Gantt. O Bryntum Scheduler e Gantt suportam a exportação para os formatos Excel, PDF e PNG.

O Bryntum Calendar é mais um produto originado do componente Bryntum Grid. Esta ferramenta foi projetada especificamente para organizar atividades diárias de negócios na forma de um calendário de eventos com múltiplas visualizações. Este componente pode ser uma boa adição aos aplicativos que já usam o Bryntum Gantt ou o Scheduler.

Os componentes de gerenciamento de projeto da Bryntum são agnósticos, ou seja, podem ser usados ​​em aplicativos da web baseados em qualquer framework de front-end popular. Os produtos Bryntum são totalmente personalizáveis, portanto, você pode modificar sua aparência e comportamento ao seu gosto. Todas as ferramentas de gerenciamento de projetos da Bryntum vêm com vários exemplos interativos que ilustram suas capacidades.

Syncfusion

Syncfusion oferece um pacote de componentes de UI JavaScript (biblioteca Essential JS 2) destinados a vários fins comerciais, incluindo gráfico de Gantt e controles do Scheduler para gerenciamento de projetos.

Syncfusion Gantt é uma ferramenta para visualizar e gerenciar tarefas, relacionamentos de tarefas e recursos dentro de um projeto. Você pode aumentar o valor informativo da linha do tempo de Gantt adicionando destaques para dias e eventos, marcadores de dados e menus de contexto. Mais interatividade é fornecida ao habilitar ações de eleição, classificação, filtragem e edição. Grandes quantidades de dados podem ser carregados e renderizados no gráfico de Gantt sem limitações de desempenho, graças ao suporte de rolagem virtual.

Syncfusion Scheduler é um controle de calendário JS destinado a lidar com o agendamento de eventos de projeto usando modos de visualização integrados. Cada visualização possui opções de configuração exclusivas e intervalos de visualização extensíveis, ou seja, o número padrão de dias exibidos. Este controle também oferece suporte a operações CRUD. Você pode usar várias opções de tratamento de eventos, como seleção de vários eventos, fuso horário, eventos recorrentes, etc. Os dados do calendário podem ser sincronizados com o Outlook e o Google Agenda em tempo real.

Escrito em TypeScript, todos os controles Syncfusion podem ser usados ​​sem dependências externas e podem ser integrados às principais estruturas de terceiros. Eles também são notáveis ​​pela arquitetura modular, design responsivo, bem como a possibilidade de aplicar temas embutidos. As configurações de idioma e cultura ajudam a atender às diversas necessidades dos usuários de várias regiões. APIs amigáveis ​​ao desenvolvedor fornecem controle completo sobre a IU e o comportamento dos componentes da IU. Um pacote de demos ajuda a entender o que pode ser alcançado com os produtos Syncfusion.

DlhSoft

A DlhSoft fornece componentes de desenvolvimento para várias plataformas. Gantt Chart Hyper Library é um dos produtos DlhSoft projetados para implementar várias ferramentas de gerenciamento de projeto em aplicativos JavaScript personalizados.

Esta biblioteca permite construir gráficos de Gantt interativos com uma grade personalizável, linha do tempo e aparência. Além das funções básicas, os gráficos de Gantt podem ser complementados com recursos complexos, como divisão de tarefas, caminho crítico, programação automática, barras de linha de base, nivelamento de recursos, etc.

Se precisar de mais ferramentas de visualização de dados para seu aplicativo, você pode criar outros tipos de diagramas com base nos elementos DlhSoft Gantt. Por exemplo, você pode gerar gráficos de programação, gráficos de carga, gráficos PERT, diagramas de rede. Além disso, você pode enriquecer as principais ferramentas de gráficos incluídas nesta biblioteca com controles extras, como calendário mensal, editores de data e hora e caixa de combinação com caixas de seleção.

A biblioteca vem com suporte e extensões TypeScript opcionais para estruturas JS populares. Usando virtualização de IU e operação assíncrona, esta biblioteca permite exibir 10.000 itens em computadores modernos em menos de 3 segundos. Todo o conteúdo da grade e gráfico exibido pode ser exportado para PDF. Vários exemplos ajudam a se familiarizar com o conjunto de recursos desta biblioteca.

DayPilot

O DayPilot fornece uma variedade de componentes JavaScript projetados para atingir uma variedade de objetivos de gerenciamento de projeto sem forçá-lo a usar qualquer estrutura JS especial.

O gráfico de Gantt DayPilot permite que você apresente visualmente uma hierarquia de tarefas de projeto agendadas ao longo do tempo. Ele oferece suporte a recursos comuns de gerenciamento de projetos, como agrupamento de tarefas, dependências de tarefas e status de conclusão de tarefas. A renderização progressiva facilita a exibição de grandes volumes de dados.

DayPilot Scheduler é uma ferramenta para mostrar vários recursos de projeto em uma linha do tempo personalizável. A experiência do usuário aprimorada é garantida graças ao uso de auxiliares de interface do usuário especiais, como barras de mensagem integradas, ícones de status, dicas de ação de evento.

Quando se trata de agendar eventos de negócios e compromissos, o Daypilot oferece um calendário de eventos JS com visualizações de dia e semana. Este componente também pode ser utilizado para exibir recursos do projeto como colunas, habilitando o modo de calendário de recursos. Se você está perdendo a visualização Mês, há também um Calendário de Eventos Mensal do DayPilot separado .

Todas as soluções DayPilot mencionadas acima podem ser manipuladas com operações de arrastar e soltar. Com o DayPilot, seu aplicativo funcionará em dispositivos sensíveis ao toque. O suporte para estilos CSS completos permite ajustar a aparência dos componentes ou de qualquer um de seus elementos às suas necessidades. Você também pode gerar temas CSS personalizados utilizando o DayPilot Theme Designer. Outra ferramenta chamada UI Builder permite configurar uma UI para qualquer widget DayPilot e construir um protótipo para download de seu projeto em um curto espaço de tempo. Projetos gerenciados com produtos DayPilot podem ser exportados para formatos populares (PNG, JPEG, SVG).

Palavras finais

Todos os componentes JavaScript analisados ​​neste artigo podem fornecer muitas coisas úteis que contribuem para o desenvolvimento de aplicativos de gerenciamento de projetos e garantem uma experiência positiva do usuário. Qual escolher para o seu projeto? Cabe a você decidir. Mas você não deve esquecer de levar em consideração se essas bibliotecas estão alinhadas com seus requisitos técnicos, tamanho do orçamento e pilha de desenvolvimento. E claro, vagas JavaScript você encontra aqui.

Deixe uma resposta

Info.CEVIU